Prefeitura realiza ações de combate a Dengue

A Prefeitura Municipal ,através da Secretaria Municipal de Saúde, esta realizando diversas ações de Combate a Dengue em nosso Município.

Os agentes comunitários de saúde no controle da dengue, percorreram casas e comércios de Alvorada do Norte.

Em busca dos focos da dengue, uma força tarefa foi montada para encontrar e combater o mosquito da dengue nas casas dos moradores, lotes baldios e comércios, situações que esteja sujeita a proliferação do mosquito da dengue, o Aedes aegypti.

O trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) contribui de forma significativa para a melhoria da saúde da população. Os ACS têm também um papel fundamental no combate ao Aedes aegypti.

O vínculo do agente comunitário com as famílias facilita as ações e fortalece a mobilização da população. Por isso, sua participação no combate aos criadouros e na orientação sobre os sintomas das doenças transmitidas pelo mosquito é de extrema importância!

Atribuições do agente comunitário de saúde no controle da dengue:

- Orientar a população sobre o agente transmissor, as doenças transmitidas e as formas de evitar e eliminar locais que possam oferecer risco para a formação de criadouros do Aedes aegypti;

-Mobilizar a comunidade para desenvolver ações de prevenção e controle no combate Aedes aegypti;

-Visitar os domicílios para:

*Informar a seus moradores sobre o agente transmissor e as doenças transmitidas;

*Vistoriar os cômodos da casa, acompanhado pelo morador, para identificar locais de existência de larvas ou mosquitos;

*Orientar e acompanhar o morador na remoção, destruição ou vedação de objetos que possam se transformar em criadouros de mosquitos;

*Realizar a remoção mecânica dos ovos e larvas do mosquito, ou outras ações de manejo integrado de vetores definidas pelo gestor municipal;

*Articular com a equipe de Atenção Básica e acionar o Agente de Combate de Endemias (ACE) e/ou equipe de vigilância quando houver a necessidade de outras ações no controle vetorial;

Além do Trabalho dos Agentes de combate a endemias, a Secretaria de Saúde em Parceria com a Secretaria de Transportes, está realizando ações de limpeza e  aterro com cascalho de áreas de risco ou de focos do mosquito Aedes aegypti, em diversos setores de Alvorada do Norte.

Combater a dengue é um dever meu, seu e de todos!