Alvorada do Norte é o primeiro município a utilizar o Goiás Compras

O município de Alvorada do Norte realizou nesta segunda-feira (13) o primeiro pregão eletrônico por meio do Goiás Compras, sistema disponibilizado pela Associação Goiana de Municípios (AGM) para realização de compras de bens e serviços comuns.

Na ocasião, três fornecedores apresentaram propostas para a aquisição de um veículo caminhão tanque. De acordo com o pregoeiro responsável, Gildesson Leandro de Sousa, o sistema proporcionou facilidade na realização dos procedimentos. "O site não é pesado e o layout é simplificado, facilitando o acesso. Não só eu, mas também os fornecedores precisaram acessar poucos links para participar, a ferramenta é bastante direta", relatou Gildesson.

Segundo o pregoeiro, um dos motivos que facilitou a utilização do sistema foi o treinamento oferecido pela AGM. "Ficamos bem satisfeitos com a utilização", declarou o servidor. Para os próximos dias, a Prefeitura Municipal já planeja um novo procedimento licitatório. Desta vez, para a aquisição de medicamentos.

O presidente da AGM, Cleudes Baré Bernardes, explica que o Goiás Compras tem como finalidade proporcionar transparência aos órgãos da Administração Direta e Indireta na realização dos procedimentos licitatórios. "A gestão pública hoje é participativa e o cidadão deve ter acesso às atividades da administração. O sistema permite o aprimoramento e a inovação na gestão. Além disso, o Goiás Compras promove economicidade para as prefeituras, o que é fundamental nesse momento de crise", ressaltou Cleudes Baré.

O Goiás Compras atende a todos os requisitos legais previstos nas Leis 8.666/3, 10.520/02, 9.755/98 e 12.462/11. O sistema também contempla a Lei Complementar 123/06, que determina tratamento diferenciado na participação em procedimentos licitatórios para micro e pequenas empresas, empreendedores individuais e cooperativas.

A adesão é simples e pode ser feita diretamente na AGM, que fornecerá um documento que deve ser preenchido. Depois, o interessado deve indicar um responsável pelo sistema, que irá coordenar os demais usuários no município. A utilização é descomplicada, sendo necessário apenas um computador ligado à Internet. O sistema também é compatível com tablets e smartphones. A AGM ainda disponibiliza treinamento gratuito para utilização da ferramenta.

Para os municípios filiados à entidade, não há nenhum custo na utilização do Goiás Compras. A ferramenta ainda possibilita economia média de até 30% na realização dos procedimentos licitatórios, além de proporcionar o cadastro de maior número de propostas.

Myla Alves - Assessoria de Comunicação da AGM