Alvorada do Norte inaugura o Sistema de Esgotamento Sanitário

O Dia 23/03/2018 entrou para a História de Alvorada do Norte.

Nesta data tão importante, foi inaugurado, o tão sonhado, Sistema de Esgotamento Sanitário de Alvorada do Norte, pelo Governador Marconi Perillo juntamente com a Prefeita Iolanda Holiceni Moreira dos Santos.

A cerimônia de inauguração foi realizada no Centro Cultural de Alvorada do Norte e contou com uma grande participação de Autoridades, de lideranças e da população Alvoradense. Estavam presentes, o Vice Governador José Eliton, o Deputado Estadual Iso Moreira, o Deputado Federal Gioseppe Vecci, o Presidente da Saneago Dr. Jalles Fontoura, o Ex-deputado Estadual Mário Filho, o Vice Prefeito Ari Bígio, o Ex-Prefeito Alessandro Moreira, os Prefeitos, Dr. Jadiel de Flores de Goiás, Tuta de Cabeceiras de Goiás, Ana Paula de Buritinópolis, Haicer de Iaciara, Barbosa de Mambaí, Gilmar de Damianópolis, Lacerda de Sítio D’Abadia, Wilton de Posse, Alex de Divinópolis, Volnei de Guarani de Goiás, além de vários vice prefeitos, ex-prefeitos, vereadores de Alvorada do Norte e região e demais Autoridades.

Está importante obra foi autorizada pelo Governador Marconi Perillo e projetada pela Saneago ainda na Gestão 2001/2008 do Ex-Prefeito Alessandro Moreira com o apoio de Deputado Iso Moreira. Posteriormente na Gestão 2009/2016 do Ex-Prefeito David Moreira, a obra foi liberada e iniciada. Agora na Atual Gestão da Prefeita Iolanda,esta grandiosa obra foi reiniciada e concluída.

No Evento, todos destacaram a importância desta obra para o Saneamento Básico de Alvorada do Norte, que possui um subsolo no qual as fossas sépticas não funcionam adequadamente, transbordando esgotos a céu aberto nas ruas, desaguando no Rio Corrente, causando danos a Saúde da População, poluindo o Rio Corrente e degradando o Meio Ambiente,  e que agora com a Conclusão desta obra, os moradores poderão ligar suas residências na rede de Esgotos, que será tratado e após este processo, a água descontaminada será devolvida ao meio ambiente, preservando assim a Saúde da População e o Meio Ambiente.

O Sistema de Esgotamento Sanitário concluído nesta data é composto por:

-Uma Estação de Tratamento de Esgotos – ETE com 6 lagoas de decantação que ficaram 100 % concluídas e em operação,

-Duas Estações Elevatórias e 50 mil metros de Rede de Esgotos que atenderão os Bairros Novo Ipiranga, Jardim das Acácias, Novo Planalto, parte do Bairro Ipiranga, parte da Nova Vila e parte de Alvoradinha, que alcançarão aproximadamente 1737 domicílios e 70 % da população urbana de Alvorada do Norte.

Na oportunidade, foi autorizado a conclusão de 100% do Sistema de Esgotamento Sanitário no prazo de 2 anos, com a construção de mais cinco Estações Elevatórias e Rede de Esgotos que atenderão os Bairros Corrente, Marajoara, Vila Nova, Restante dos Bairros Ipiranga, Nova Vila e Alvoradinha.

A Comitiva do Governador acompanhado da Prefeita Iolanda, também vistoriaram as obras de construção do Aeroporto de Alvorada do Norte, com pista asfaltada e balizamento noturno, que estão bastante adiantadas e deverão ser concluídas em breve.